terça-feira, 6 de março de 2012

Biografia de Eça de Queirós

O seu nome completo, José Maria Eça de Queirós, nasceu na cidade de Póvoa de Varzim, a 25 de Novembro de 1845, filho de José Maria de Almeida Teixeira de Queirós e de mãe incógnita. Devido ao facto de ter nascido em condições ilegais, foi com poucos dias de idade levado para casa dos seus avós paternos, em Aveiro. Por isso, só quando atingiu os dez anos é que lhe foi possível juntar-se com os seus pais no Porto, tendo aí começado os seus estudos secundários. No ano de 1861, matriculou-se na Faculdade de Direito de Coimbra, mantendo-se quase despercebido aos corifeus do Realismo (Antero, Teófilo e Vieira de Castro).
Após ter concluído a sua formatura em 1866, instalou-se em Lisboa, onde o seu pai trabalhava. Repartiu-se então entre a advocacia e o jornalismo, tendo dirigido por algum tempo o Distrito de Évora e colaborado com folhetins dominicais na Gazeta de Portugal.
Foi então nessa altura que se dedicou ao estudo de Prouhon e que aderiu ao grupo do “Cenáculo”. Viajou pela Palestina e assistiu à inauguração do canal do Suez, tendo-lhe isto sido mais tarde útil na composição de O Egipto e A Relíquia.  
Em 1870, colaborou com Ramalho em O Mistério da Estrada de Sintra e iniciou a publicação de As Farpas. O seu génio realista começa então a demonstrar-se aos poucos.
Nesse ano também estagiou na cidade do Lis, arquitectando aí O Crime do Padre Amaro. Em 1875, foi transferido para Inglaterra onde escreveu O Primo Basílio e começou a pensar n’Os Maias, n’O Mandarim e n’A Relíquia. Durante este tempo, manteve correspondência entre jornais portugueses e brasileiros.
Nove anos depois, casou com a fidalga D. Maria Emília de Castro.
No ano de 1888, foi enviado para o consulado de Paris onde publicou em jornais A Correspondência de Fradique Mendes e A Ilustre Casa de Ramirez. Nos seus últimos anos de vida fundou e dirigiu a Revista de Portugal.
Veio a morrer em Paris, no ano de 1900.

 



Referencia da internet (www.exames.org/index.php?option=com_docman&task...)

Sem comentários:

Enviar um comentário