terça-feira, 10 de abril de 2012

As personagens em Os Maias

As personagens intervenientes na acção de Os Maias são cerca de 60. Focamo-nos portanto, às personagens principais e a algumas personagens secundárias que consideramos importantes para o desenrolar da acção. Sendo as personagens centrais Afonso da Maia; Pedro da Maia; Carlos da Maia; Maria Eduarda e Maria Monforte. E as personagens secundárias João da Ega; Conde de Gouvarinho; Condessa de Gouvarinho; Cruges; Dâmaso Salcede; Alencar e Sr Guimarães.


Personagens Principais





Afonso da Maia

Caracterização Física:

Afonso era baixo, maciço, de ombros quadrados e fortes. A sua cara larga, o nariz aquilino e a pele corada. O cabelo era branco, muito curto e a barba branca e comprida. 

Caracterização Psicológica:
Simpático de romance e aquele que o autor mais valorizou. Não se conhecem defeitos nele. É um homem de carácter culto e requintado nos gostos. É generoso para com os amigos e os necessitados. Ama a natureza e o que é pobre e fraco. Tem altos e firmes princípios morais. 




Pedro da Maia

Caracterização Física:
Era pequenino, face oval de "um trigueiro cálido", olhos belos. Valentia física.

Caracterização Psicológica:
Era nervoso, fraco e de grande instabilidade emocional. Tinha assiduamente crises de "melancolia negra que o traziam dias e dias, murcho, amarelo, com as olheiras fundas e já velho". É vítima do meio baixo lisboeta e de uma educação retrograda. O seu único sentimento vivo e intenso fora a paixão pela mãe. Apesar da robustez física, é de uma enorme cobardia mora.

Carlos da Maia

Caracterização Física:  
Era alto, bem constituído, de ombros largos, olhos negros, pele branca, cabelos negros e ondulados. Tinha barba fina, castanha escura, pequena e aguçada no queixo. O bigode era arqueado aos cantos da boca. 

Caracterização Psicológica:

Carlos era culto, bem educado, de gostos requintados. É corajoso e frontal. Amigo do seu amigo e generoso. Incapaz de se fixar num projecto sério e de o concretizar. Carlos é um bom exemplo como homem. 








Maria Eduarda

Caracterização Física:

Era alta, loira, bem feita, sensual mas delicada, "com um passo soberano de deusa". Era bastante simples na maneira de vestir, "divinamente bela, quase sempre de escuro, com um curto decote onde resplandecia o incomparável esplendor do seu colo"

Caracterização psicológica:
Maria Eduarda nunca é criticada. É delineada em poucos traços, o seu passado é quase desconhecido o que contribui para o aumento e encanto que a envolve. O seu comportamento mantém-se afastado da crítica de costumes, e esta personagem afasta-se discretamente de "cena". 



Maria Monforte

Caracterização Física:

É extremamente bela e sensual. Tinha os cabelos loiros, "a testa curta e clássica, o colo ebúrneo".

Caracterização Psicológica:
É vítima da literatura romântica e daqui deriva o seu carácter pobre, excêntrico e excessivo.
Leviana e imoral, é, em parte, a culpada de todas as desgraças da família Maia.

Personagens Secundárias


João da Ega

Caracterização Física:
Ega usava "um vidro entalado no olho", tinha "nariz adunco, pescoço esganiçado, punhos tísicos, pernas de cegonha".

Caracterização Psicológica:
É contraditório. Por um lado, romântico e sentimental, por outro, progressista e crítico, sarcástico do Portugal Constitucional. Boémio, excêntrico, exagerado, caricatural, anarquista sem Deus e sem moral. É leal com os amigos. Era um falhado, corrompido pela sociedade, encarna a figura defensora dos valores da escola realista por oposição à romântica. Na prática, revela-se em eterno romântico. 



Conde de Gouvarinho

Caracterização Física:
Tinha um bigode encerado e uma pêra curta.

Caracterização Psicológica:
Tem lapsos de memória e revela uma enorme falta de cultura. Não compreende a ironia sarcástica de Ega. Representa a incompetência do poder político (principalmente dos altos cargos). Fala de um modo depreciativo das mulheres.


Condessa de Gouvarinho

Caracterização Física:

Cabelos crespos e ruivos, nariz petulante, olhos escuros e brilhantes, bem feita, pele clara, fina e doce..

Caracterização Psicológica:
É imoral e sem escrúpulos. Traí o marido, com Carlos, sem qualquer tipo de remorsos. Questões de dinheiro e a mediocridade do conde fazem com que o casal se desentenda. É uma mulher sem qualquer interesse, demasiado fútil.


Dâmaso Salcede

Caracterização Física:
Era baixo, gordo. Era sobrinho de Guimarães. A ele e ao tio se devem, respectivamente, o início e o fim dos amores de Carlos com Maria Eduarda.

Caracterização Psicológica:

É uma súmula de defeitos. É presumido, cobarde e sem dignidade. É mesquinho e convencido, provinciano e tacanho, tem uma única preocupação na vida o "chic a valer". Representa o novo riquismo e os vícios da Lisboa da segunda metade do séc. XIX. O seu carácter é tão baixo, que se retracta, a si próprio, como um bêbado, só para evitar bater-se em duelo com Carlos. 




Sr. Guimarães

Caracterização Física:

Usava largas barbas e um grande chapéu de abas à moda de 1830.

Caracterização Psicológica:  
Guimarães é o mensageiro da trágica verdade que destruirá a felicidade de Carlos e de Maria Eduarda.


Cruges

Caracterização Física:
"De grenha crespa que lhe ondulava até à gola do jaquetão", "olhinhos piscos" e nariz espetado.

Caracterização Psicológica:

Maestro e pianista patético, era amigo de Carlos e íntimo do Ramalhete. Segundo Eça, "um diabo adoidado, maestro, pianista com uma pontinha de génio". É desmotivado devido ao meio lisboeta. 



Alencar

Caracterização Física:

Era "muito alto, com uma face encaveirada, olhos encovados, e sob o nariz aquilino, longos, espessos, românticos bigodes grisalhos".

Caracterização Psicológica:
Era calvo, em toda a sua pessoa "havia alguma coisa de antiquado, de artificial e de lúgubre". Simboliza o romantismo piegas. O paladino da moral. Não tem defeitos e possui um coração grande e generoso. É o poeta do ultra-romantismo.










Referencia da internet: (http://danielaemarta.no.sapo.pt/personagens.htm)

Sem comentários:

Enviar um comentário