terça-feira, 15 de maio de 2012
Texto de opinião sobre o filme "O Perfume"
O filme "O perfume" conta a história de um homem que possui um olfato extraordinariamente apurado mas não possui cheiro próprio.
A história situa-se em Paris, o protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, nasceu no meio de tripas de peixe atrás de uma banca, onde a mãe, que algumas semanas depois foi enforcada por tentar matar o seu filho á nascença.
Grenouille possui duas características excepcionais ele não tem cheiro nenhum, o que assusta sua ama e as crianças com quem ele vive no orfanato, mas permite que ele passe totalmente despercebido. Essa ausência de odor, de que ele se dá conta somente bem mais tarde, será compensada pela criação de perfumes mais ou menos atraentes. Ele tem um olfato extremamente desenvolvido, o que lhe permite reconhecer os odores mais imperceptíveis. Conseguia cheirá–los por mais longe que estivessem e armazenava–os todos na sua memória. Esse olfato é a sua única fonte de alegria, que ele aproveita para confeccionar, sem a mínima experiência, perfumes de qualidade excepcional.
Durante a sua vida teve vários acidentes e doenças, trabalhou como aprendiz de curtidor de peles e depois como aprendiz de perfumes e, graças às suas características, enquanto foi aprendiz de perfumes aprendeu várias técnicas para a criação de um perfume.
Grenouille um dia encontrou uma jovem, com um perfume totalmente diferente de todos os outros milhares de perfumes que ele guardava na memória, e acabará por matá-la, com as suas próprias mãos, de tanto desejar apoderar-se do seu odor. Mas, esta jovem é apenas uma das muitas jovens que o protagonista acaba por matar, em busca do perfume perfeito.
No final, Grenouille volta a Paris e é partido aos bocados e comido por pessoas devido ao efeito do perfume que tinha posto.
A acção divide-se entre o mundo dos perfumes, traduzido pelo título "O Perfume", que servem para encobrir o mundo dos fedores, dos crimes e da hipocrisia que caracterizam a cidade de Paris na época.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É com todo o respeito que informo que o texto está muito bom, contudo não se trata de um texto de opinião mas sim de um texto expositivo. Obrigada e espero que aceite a critica construtiva, mas mais uma vez o artigo está muito completo e está de parabéns, apesar da tipologia textual não estar corretamente identificada.
ResponderEliminar